Blog de Attico Chassot

Citação



"Carta a um ícone da Educação brasileira"

Quando: 12DEZ2006

Minha querida amiga Roseli, ontem à noite, terminava meu terceiro turno de trabalho aqui na UNISINOS, com aulas na graduação na Pedagogia, ao passar pela minha sala, sou surpreendido com a dantesca notícia do que ocorreu na quinta-feira na UNIMEP. Sem que quisesse procurei e vi teu nome. Fiquei atônito. Não sabia o que te escrever. Fiz uma rápida mensagem para tua amiga Gelsa que está no exterior. Ela respondeu: “estou estupefata com o que me escreves. Peco-te que transmitas para a Roseli minha mais profunda indignação, toda minha solidariedade e meu grande carinho neste momento em que ela esta sendo tratada com desrespeito pessoal e profissional.” Desde ontem tenho pensado o que te dizer. A Lenir, em nome da Divisão de Ensino disse algo que é significativo: “[temos a] convicção de que você merece novos tempos, sim!”’ Eu adito: a UNIMEP não te merece. Sei que isso não é consolo. É lamentável que tu – e numa extensão a própria UNIMEP – são vítimas da mercantilização do ensino, incluindo nessa uma desvairada alternativa: a Educação à distância. A concorrência perversa que instituições picaretas, sem qualquer tradição acadêmica fazem a conceituadas instituições comunitárias e confessionais é algo insano e insustentável. A toda hora estamos nos perguntando quem será a bola da vez. Isso vale para pessoas e para instituições. Repito que isso não consola, mas nos assegura, mesmo que de tal não tivéssemos dúvidas, que foste vilmente ceifada sem que se considerasse tua reconhecida competência acadêmica. Isso hoje não conta, ou melhor conta contra. Não vou, aqui e agora, fazer um discurso hagiográfico – mesmo que esse fosse merecido – sobre o que representas para a Educação Química brasileira. Até porque não estás saindo de cena. Tu és e serás a nossa referência maior. Talvez do campus avançado de Mauá teremos agora mais confortavelmente tuas lições. Tu sabes que nós estamos contigo especialmente porque sabemos quem tu és. Minha dolorida solidariedade, attico chassot



Escrito por Chassot às 11h38
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




"Do diário de um retornado"

Buscar na Web ""

 Esta manhã, cheguei em Porto Alegre, às 7h, depois de 8,5 horas de viagem, que sucederam à palestra A Ciência é masculina? E, sim senhora! na IX Semana de alunas e alunos do curso de Magistério. Foi grato ao final, autografar, um número significativo dos 130 exemplares do livro homônimo, adquiridos pelos organizadores do evento incluídos na inscrição. Uma extensa fila em sessão de autógrafos acredito ser sempre grato a qualquer autor. Mesmo que só tivesse estado por sete horas em Maravilha, ter feito duas palestras, cada uma com mais de 200 participantes foi muito gratificante.      Dois registros:      Na ida passagem da fronteira RS/SC foi por um ponto inédito até então para mim: o lindo Passo do Goio-En. Esse nome é marcadamente presente para mim, pois era a nome do primeiro cinema que conheci. O cine Goio-En por muitos anos foi o único cinema da Montenegro de minha infância.      Na volta, a conversa com um jovem catarinense, de 24 anos, que ainda nesse mês segue para a Coréia do Sul para trabalhar como ‘churrasqueiro’. Ouvir de suas expectativas, para juntar-se a outros conterrâneos que já estão em Seul, inclusive com as possibilidades de lá poder ouvir pela Internet a Radio Planalto, de sua cidade. Foi uma conversa na longa madrugada na qual muito aprendi.



Escrito por Chassot às 17h10
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




"Quase shabath"

Quando: 03/11/2006

Quando, há sete anos, ainda não haviam fenecido as flores que recebera por me fazer sessentinha, ‘ganhei’ um câncer. Foi excelente, nessa sexta-feira, ter feito a minha revisão anual e o Dr. Zoppas, o competente cirurgião de então, me dizer que está tudo ótimo e sem possibilidades de recidiva.  Outra alegria: almoçar com meu amigo e etnoastrônomo Márcio D’Olne Campos, que não via há 17 anos. Foi agradável matar saudades de tempos que tínhamos projetos comuns no fazer alfabetização científica.   Também ter adiantado as duas falas destinadas aa 17ª Renião do SBQSul e aquela de Maravilha para a próxima semana, foi muito bom.     Agora, esperar a Gelsa, que já deixou Veranópolis, para um sonhado shabath.



Escrito por Chassot às 16h03
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




"Num dia de Finados"

Quando: 02/11/2006

 O dia começou plúmbeo como convém a Finados de saudades; mas à tarde fez ensolarado.   Terminei de ler O Massagista Místico, onde conhecermos um caribenho marcado pelas tradições familiares hindus se fazer um líder espiritual e depois um político cooptado pelo colonialismo, enquanto nos apoderamos da cultura exótica da maior ilha do arquipélago – Trinidad – com as aventuras e desventuras de um grupo de familiar hindu narradas com maestria por um Prêmio Nobel – V.S. Naipaul. Rendeu uma resenha para o £eia £ivro.    Acompanhei muito a estada da Gelsa no ITerra, em Veranópolis, onde hoje houve a defesa dos Trabalhos de Conclusão de seus orientandos da Pedagogia do MST.



Escrito por Chassot às 19h00
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




"Dia dos Finados"

Buscar na Web ""

Quando: 01/10/2006

Costumo dizer que me pauto pelo calendário judaico, onde os dias começam ao por do sol. Assim já é quinta-feira para mim. Essa instituição do ‘dia de finados’ é sábia. Tenho pai, mãe, dois irmãos que já não estão (fisicamente) aqui. É muito bom ter um dia para ainda curtir ainda mais a lembrança deles. Acompanhei esta tarde a viagem da Gelsa que foi com a Liba a Veranópolis, onde esta noite, amanhã e sexta trabalha no ITerra, curso de Pedagogia.



Escrito por Chassot às 21h36
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




"'Janus, personagem que chora e ri ao mesmo tempo'"

Autor: http://www.zerofora.hpg.ig.com.br/por_ai.htm

Buscar na Web "http://www.zerofora.hpg.ig.com.br/por_ai.htm"

Quando: 29/10/2006

"Uma Nova Comunicação é Possível" Há quatro anos, escrevi um artigo 'Janus, personagem que chora e ri ao mesmo tempo'. Ele foi publicado no livro "Uma Nova Comunicação é Possível" [Porto Alegre: Evangraf, 140p, 2002] – uma coletânea de 14 artigos sobre Mídia, Ética e Política – organizado pelo professor Pedrinho Guareschi (PUCRS). No meu texto digo que “A inesquecível noite do domingo 27 de outubro [de 2002] é marco na linha do tempo de cada um de nós!” Mas como naquela noite, hoje 29 de outubro de 2006, revivo Janus. Lembro que, quando tinha filhos pequenos, fui um voraz contador de história. Hoje, mais uma vez, um personagem de minhas historinhas, veio do imaginário fantástico e se fez real. Janus era um menino que ria e chorava ao mesmo tempo, ou melhor, um lado do rosto chorava e outro ria. A inspiração buscara na mitologia romana. Janus era o deus a quem os romanos creditavam o bom término de algo que estava começando. O templo principal de Janus, no Fórum, tinha portas voltadas para o leste e para o oeste. Entre as duas portas, estava a estátua de Janus com suas duas faces, que contemplavam em direções opostas: o começo e o fim do dia, para que esses fossem abençoados. Pois na noite de hoje, enquanto um lado minha alma vibra com a vitória do Lula, o outro chora com a derrota do Olívio. Parece que a dor pela derrota é bem maior que a alegria pela vitória. Hoje tenho uma santa inveja dos homens e mulheres do querido Estado do Pará cujas almas vibram dos dois lados: as vitórias de Lula e de Ana Júlia.



Escrito por Chassot às 19h18
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




"A vigília do pleito é muito nervosa."

Quando: 28/10/2006

Quando do debate, que ensejou a mensagem a Maria Antônia antes comentada, pareceu que a Gelsa e eu estávamos mais nervosos que o Lula. Não agüentamos, talvez pelo formato tão alardeado pela Globo. Voltamos cedo à Morada dos Afagos. A Maria Antônia na sua estréia de ficar conosco tirou nota 10. Esta manhã, antes de subir para nos encontrar nos jardins, até sua cama arrumou. O Bernardo veio buscá-la vibrando com a filha. A vigília do pleito é nervosa. Talvez conseguimos alguns votos para o Olívio. Esta noite, sem que sonhássemos, teremos a amiga Roseli Schnetzler (UNIMEP) para jantar conosco. Estamos felizes.



Escrito por Chassot às 17h39
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




"Uma mensagem a uma neta"

Autor: Avós a uma neta

Buscar na Web "Avós a uma neta"

Quando: 27/10/2006

Excerto de uma mensagem “Querida Maria Antônia, estamos contentes com a possibilidade de estares conosco numa ‘sexta-feira na Morada dos Afagos ’. Todavia, precisamos dizer-te nossos planos para hoje. Esta noite haverá o último debate para as eleições de domingo. Há um tempo decidíramos fazer companhia para a Liba nesse momento. És, também, nossa convidada para ir à Fontana di Trevi. [...]Sabemos que talvez o programa não te agrade, pois somos de partidos diferentes, o que é muito natural em um regime de liberdades. Aliás, se olhares a palavra ‘partido’ ela vem de parte, assim um partido, não seria partido se abrigasse a todos. Para haver democracia, deve haver possibilidade de haver partidos para acolher as diferenças. Tu, e esperamos, nós também, poderemos assistir muitos debates ainda e talvez um dia até lutando num mesmo partido. Aguardamos tua resposta, vó gelsa e vô attico” Para nossa alegria ela aceitou.



Escrito por Chassot às 14h39
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




"Exemplo de Prepotência"

Autor: Santo do Dia

Buscar na Web "Santo do Dia"

Quando: 12/10;2006

Recebo diariamente uma mensagem ‘o santo do dia’. Apraz-me lê-las a cada dia. A de hoje referia-se a Nossa Senhora Aparecida. É exemplo de continuada prepotência. Não me refiro ao feriado católico imposto em 1988, a brasileiros de outros credos, mas a uma afirmação da mensagem de hoje: “Não há brasileiro digno desse nome que não se comova profundamente ao ouvir as estrofes despretensiosas mas cheias de unção do velho hino mariano: ‘Viva a Mãe de Deus e nossa / Sem pecado concebida / Viva a Virgem Imaculada / A Senhora Aparecida’.” ~~~Quantos brasileiros comigo são indignos desse nome?~~



Escrito por Chassot às 15h34
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, Sul, PORTO ALEGRE, Homem, www.atticochassot.com.br
Histórico
Categorias
  Todas as Categorias
  Link
  Evento
  Citação
Outros sites
  UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis
Votação
  Dê uma nota para meu blog